Inscrições abertas para curso presencial gratuito de Português como Língua Estrangeira

06/06/2018 11:29

As inscrições para os cursos presenciais de Português como Língua Estrangeira do Idiomas sem Fronteiras (IsF), programa do governo federal, vinculado ao Núcleo de Línguas (NucLi-IsF) da UFSC, estão abertas de 4 a 12 de junho. O público-alvo são alunos estrangeiros de graduação e pós-graduação, vinculados à universidade, e que tenham um nível A1-B2 de proficiência na língua. Também podem participar do curso imigrantes residentes no Brasil, sem vínculo com a universidade, desde que já possuam número de CPF.

Serão oferecidas duas modalidades de curso, com carga horária de 32h. Uma das modalidades, Familiarização com o exame Celpe-Bras, propiciará ao candidato o treinamento necessário para fazer o exame e obter o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Por meio da análise e prática de tarefas, busca desenvolver estratégias de compreensão sobre as exigências do exame em cada uma das tarefas integradas da parte escrita e da parte oral. A outra modalidade, Aspectos da Cultura Brasileira, apresenta interações cotidianas de estrangeiros no Brasil, e manifestações artístico-culturais de diferentes regiões do país.

As aulas estão previstas para ocorrer de 9 de julho a 3 de novembro de 2018, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. O curso Familiarização com o exame Celpe-Bras acontecerá às segundas e quartas, das 13h às 15h; e o Aspectos da Cultura Brasileira, aos sábados, das 8h10 às 12h40. As inscrições para os alunos-intercambistas da UFSC serão efetuadas exclusivamente pelo site do IsF  ou pelo aplicativo do programa do MEC, o IsF Aluno. Já os alunos-imigrantes, sem vínculo com a UFSC, podem se inscrever enviando nome completo, CPF e telefone de contato para .

Mais informações:
Alunos Estrangeiros –