‘UFSC semeando futuros’: inscrições para Vestibular 2019 seguem até 3 de outubro

25/09/2018 14:05

O Vestibular 2019 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) oferece 4.555 vagas em 101 opções de cursos de graduação distribuídas nos cinco campi – Florianópolis, Araranguá, Curitibanos, Blumenau e Joinville. O Edital, que concentra todas as informações do concurso, está disponível na página vestibular2019.ufsc.br.

“Venha mudar sua história e construir um mundo sustentável com a UFSC”. A campanha do Vestibular 2019 “UFSC: semeando futuros” faz este especial convite aos que desejam ingressar no ensino superior, público e gratuito, na melhor universidade do estado e na sexta federal do país. A universidade é capaz de mudar a vida das pessoas, tanto dos alunos e servidores quanto da comunidade, podendo, inclusive, impactar no futuro da humanidade. O slogan faz referência ao cultivo cotidiano de saberes e pequenas ações que dão frutos e impactam na vida e no futuro de muitos.

Inscrições

As inscrições – somente via internet – seguem até o dia 3 de outubro (valor de R$ 135,00 para todos os cursos). O prazo para requerer isenção da taxa de inscrição encerrou nesta segunda-feira, 24 de setembro.

No cartaz do Vestibular, o candidato encontra recursos de realidade aumentada. Para visualizar, basta ter em seu smartphone o app Zappar, disponível para download para Android e iPhone. O aplicativo permite assistir a depoimentos de estudantes da UFSC e direciona para inscrição, página do concurso e contatos.

Das vagas oferecidas, 50% são destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, com recorte de renda, étnico-racial (autodeclarados pretos, pardos e indígenas) e de acessibilidade (pessoas com deficiência).

Provas

As provas serão realizadas nos dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2018 (sábado, domingo e segunda-feira), nas cidades de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. Os candidatos que optarem por Florianópolis serão alocados nos municípios da Grande Florianópolis – Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José.

O portão de acesso ao local será aberto às 13h e fechado às 13h45min, em todos os dias do Vestibular. O candidato terá acesso ao local mediante apresentação do original do Documento de Identidade, legalmente válido, informado no Requerimento de Inscrição, e da confirmação de Inscrição Definitiva.

O candidato que chegar ao local de prova após o fechamento do portão de acesso não poderá realizá-la, independentemente dos motivos alegados.

As provas iniciarão, impreterivelmente, às 14h e terão duração de quatro horas. Durante a realização das provas, não poderá ocorrer: comunicação de qualquer tipo entre candidatos nem porte/uso de material didático-pedagógico, de telefone celular, relógio (qualquer tipo), controle remoto, chave eletrônica de veículos, fone de ouvido, armas, acessórios de chapelaria (chapéu, boné, gorro, turbante e similares), óculos escuros, calculadora, tablet, pen drive, MP-player ou qualquer tipo de aparelho eletrônico, exceto em casos excepcionais referentes a condições especiais.

Cronograma de provas

8 de dezembro (sábado)

  • Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras (12 questões de proposições múltiplas);
  • Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (8 questões de proposições múltiplas);
  • Matemática (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
  • Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

9 de dezembro (domingo)

  • Ciências Humanas e Sociais (20 questões de proposições múltiplas, assim distribuídas: 7 de História, 7 de Geografia, 2 de Filosofia, 2 de Sociologia e 2 interdisciplinares envolvendo pelo menos 2 dessas disciplinas);
  • Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
  • Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

10 de dezembro (segunda)

  • Redação;
  • 4 Questões Discursivas.

 

Obras e autores para o Vestibular

Autor Obra Editora
Carolina Maria de Jesus Quarto de Despejo
Diário de uma favelada
Ática
Jorge Amado Capitães da Areia Companhia Das Letras
Lygia Fagundes Telles Melhores Contos
(seleção Eduardo Portella)
Global
Manuel Bandeira Melhores Poemas
(seleção Francisco de Assis Barbosa)
Global
Nelson Rodrigues Valsa n° 6 Nova Fronteira
Salim Miguel Nós Editora UFSC

 

Datas importantes 

A partir de 8 de outubro de 2018 Disponibilização da Confirmação de Inscrição Preliminar
Até 15 de outubro de 2018 Data limite para os candidatos que detectaram alguma informação incorreta nos dados constantes da Confirmação de Inscrição Preliminar corrigi-la diretamente no sistema disponível neste site,  link “Correção de Dados da Inscrição”
Até 22 de novembro de 2018 Disponibilização da Confirmação de Inscrição Definitiva, contendo a indicação do local de realização das provas do candidato
de 4 a 24 de setembro de 2018 Período para solicitação de isenção total do pagamento da taxa de inscrição para o Vestibular UFSC/2019, somente via internet
Até dia 27 de setembro de 2018 Divulgação do resultado das solicitações de isenção
Até dia 28 de setembro de 2018 Caso o candidato não concorde com o indeferimento de sua solicitação de isenção, poderá interpor recurso à Coperve até as 18 horas do dia 28 de setembro de 2018, conforme procedimentos especificados no item 10 do Edital
4 de outubro de 2018 Data limite para o candidato não beneficiado com a isenção efetuar o pagamento da taxa de inscrição, por meio de boleto bancário, em qualquer agência bancária do território nacional, em postos de autoatendimento ou via internet (observado o horário estabelecido pelo banco para quitação nesta data)

 

Confira:

Edital completo

Guia de cursos

Quadro Geral de Cursos e Vagas

 

Mais informações no site www.vestibular2019.ufsc.br.

Coperve: (48) 3721-9200

Agecom: (48) 3721-9601 (Atendimento à Imprensa)

 

Agecom/UFSC