Estudantes da UFSC são homenageados por suas pesquisas de Iniciação Científica e Tecnológica

29/11/2018 10:55

Sete estudantes e seus respectivos orientadores foram homenageados nessa quarta-feira, 28 de novembro, durante a cerimônia de premiação do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC) e do Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Por terem desenvolvido pesquisas que se destacaram em diferentes áreas do conhecimento, os seis estudantes de graduação selecionados foram contemplados com passagens aéreas e uma ajuda de custo no valor de R$ 800 para participar da Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC) da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre de 21 a 27 de julho de 2019, em Campo Grande (MS). O estudante do Ensino Médio foi contemplado com um notebook doado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (Fepese).

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC.

Durante o evento, Armando Albertazzi, Superintendente de Projetos da Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq/UFSC), ressaltou a pesquisa como uma atividade imprescindível e de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade: “A pesquisa é talvez a atividade mais nobre realizada pelo ser-humano. É através dela que aumentamos nosso conhecimento sobre o mundo que nos cerca e aprendemos a usar os elementos que nos rodeiam em prol do bem da humanidade. O pesquisador é um ser especial. Não apenas pelo volume de conhecimentos especializado que detém, mas principalmente pelo seu senso aguçado de curiosidade e talento para lidar com esse conhecimento. Os programas de Iniciação Científica e Tecnológica visam despertar, motivar e desenvolver aqueles que têm talento para pesquisa. O exemplo e orientação de um mestre são decisivos para consolidar o gosto pela pesquisa.”

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC.

Para Sebastião Roberto Soares, Pró-Reitor de Pesquisa (Propesq), esse é um momento de enaltecer o trabalho dos alunos e professores, e também de enaltecer a própria universidade. “É muito importante enaltecer sempre a ideia do que é uma universidade. Além de transmitir conhecimento, uma universidade estimula a criação de novos conhecimentos. A iniciação científica vai nessa direção, procurando estimular a construção de conhecimentos que certamente serão a base para o desenvolvimento da sociedade.”

Rogério Cid Bastos, Pró-Reitor de Extensão (Proex), esteve presente na cerimônia representando o reitor da UFSC. Em seu discurso, destacou o papel essencial e imprescindícel dos estudantes na universidade. “Os estudantes são o que fazem uma universidade ser o que ela é. Sem os estudantes, não é possível imaginar uma universidade. Eles são uma força viva que se renova a cada ano. Essa premiação é de tamanha importância, que todas as atividades que a universidade exerce no seu dia-a-dia de alguma forma derivam de processos de iniciação científica. A extensão é a pesquisa consolidada, colocada em exposição para a comunidade. Ou seja, se não houvesse a pesquisa, não haveria a extensão. Para a UFSC, portanto, é de extrema relevância essa premiação.”

Confira a lista dos estudantes premiados:

Ciências da Vida

Natália Machado Gutierrez

Camila Brunfentrinker

Ciências Exatas e da Terra

Maria Rita Lua de Quadros

Ciências Humanas e Sociais, Artes e Linguagens

Augusto Luiz Greuel

Francisco Abrahão Gonzaga

Mariene Alves do Vale

PIBITI

Ana Lúcia Schaidt

Fábio de Freitas Santana
.Ensino Médio

Todos os trabalhos inscritos estão disponíveis aqui e no YouTube.

Mais informações na página da SBPC e na página da Propesq.