UFSC tem 74 cursos classificados no Guia do Estudante Profissões Vestibular 2019

04/12/2018 10:04

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve 74 cursos
classificados com estrelas pelo Guia do Estudante Profissões Vestibular 2019, da Editora Abril. Os resultados foram divulgados pela editora aos coordenadores de curso. Dos cursos avaliados, 31 receberam a pontuação máxima de cinco estrelas (excelente), 36 conquistaram quatro estrelas (muito bom), e sete obtiveram três estrelas (bom). O Guia do Estudante dá o selo de avaliação do ano corrente (2018) para o vestibular do ano seguinte (2019).

De acordo com o reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, a instituição, “mais uma vez, tem reconhecida sua qualidade, resultado da dedicação de seus docentes, técnicos e estudantes. As seguidas avaliações que nos colocam entre as melhores instituições do país e da América Latina nos estimulam ainda mais a seguir na defesa intransigente da universidade pública autônoma,  democrática e inclusiva. Uma instituição fundamental na construção de uma sociedade harmônica e plural”.

Foram classificados com cinco estrelas (excelente) os cursos de: Agronomia, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Contábeis, Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Produção, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Filosofia (Bacharelado), Filosofia (Licenciatura), Jornalismo, Letras (Português), Letras (Libras – Bacharelado e Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Psicologia, Química (Bacharelado), Química (Licenciatura), Relações Internacionais, Serviço Social, Sistemas de Informação. Todos os cursos classificados com cinco estrelas estão localizados no campus da UFSC em Florianópolis.

Os cursos que receberam classificação de quatro estrelas (muito bom) foram: Engenharia da Computação (Araranguá), Fisioterapia (Araranguá), Tecnologias da Informação e Comunicação (Araranguá), Engenharia Florestal (Curitibanos), Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Cinema e Audiovisual, Design, Direito, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Farmácia, Física (Bacharelado), Física (Licenciatura), Fonoaudiologia, Geografia (Bacharelado), Geografia (Licenciatura), História (Bacharelado), História (Licenciatura), Letras (Português – Bacharelado), Matemática (Bacharelado), Medicina, Museologia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia (Licenciatura), Zootecnia, Engenharia Aeronáutica (Joinville), Engenharia de Transporte e da Mobilidade (Joinville), Engenharia Automotiva (Joinville), Engenharia Mecatrônica (Joinville), Engenharia Naval (Joinville). Os cursos da lista acima que não contém a marcação da localização estão em Florianópolis.

Os que receberam três estrelas (bom) foram: Engenharia de Energia (Araranguá), Agronomia (Curitibanos), Ciências Sociais (Licenciatura), Geologia, Meteorologia, Oceanografia, e Artes Cênicas. Os cursos da lista que não contém a marcação da localização estão em Florianópolis.

O GE, que realiza o ranking das melhores universidades públicas e particulares desde 2006, é uma referência para estudantes do ensino médio escolherem sua instituição de ensino. Para participar da avaliação, o curso deve atender a quatro critérios: ter a titulação de bacharelado ou bacharelado e licenciatura; possuir uma turma formada há pelo menos um ano; ter uma ou mais turmas em andamento; ainda funcionar no próximo processo seletivo; e ser um curso presencial. Aos cursos são atribuídos os seguintes conceitos: excelente (cinco estrelas), muito bom (quatro estrelas), bom (três estrelas), regular e ruim, além de “prefiro não opinar”. Cada consultor avalia geralmente 35 cursos, baseando-se no questionário respondido pelo coordenador do curso e no conhecimento daquela área de graduação. Mesmo que não se preencha o questionário, o curso passa por avaliação.

Confira o quadro de cursos da UFSC classificados pelo GE 2018 em: