Dupla Diplomação na UFSC

O Programa Internacional de Dupla Diplomação em cursos de graduação visa permitir aos estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina e aos estudantes de instituições de ensino superior estrangeiras, regularmente matriculados, mediante integralização curricular, a obtenção de duplo diploma, reconhecido pela Universidade Federal de Santa Catarina e pela universidade estrangeira conveniada, conforme os termos dos convênios e o estabelecido na Resolução Normativa nº 37/CUn/2013.

A implementação do Programa fica condicionada à existência de convênio específico entre a UFSC e a IES estrangeira envolvida, apreciado previamente pela Secretaria de Relações Internacionais.

O estudante formado por um programa de dupla diplomação fica automaticamente habilitado para exercer sua profissão em ambos os países.

A dupla diplomação é condição fundamental para uma internacionalização eficiente e duradoura dos cursos de graduação, oferecendo a estudantes e professores o contato contínuo, permanente e de qualidade com as mais diversas experiências de formação acadêmica pelo mundo afora.

CURSOS COM CONVÊNIO DE DUPLA DIPLOMAÇÃO NA UFSC

  • Curso de Graduação em ENGENHARIA DE ALIMENTOS da UFSC em cooperação com o Curso de Graduação:

- Engenharia Agroalimentar da L’Ecole Nationale Vétérinaire, Agroalimentaire et de l’Alimentation Nantes-Atlantique (ONIRIS/França).
<Resolução nº 10/2015/CGRAD, de 12 de agosto de 2015>

  • Curso de Graduação em ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO da UFSC em cooperação com o Curso de Graduação:

- Engenharia Elétrica (ênfase em Automação), da École Supérieure d’Electricité (SUPELEC), da França.
<Resolução nº 06/2014/CGRAD, de 12 de novembro de 2014>

- Engenharia do Institut National Polytechnique de Toulouse, através da École Nationale Supérieure d’électrotechnique, d’informatique, d’hydraulique et des télécommunications (INP-ENSEEITH) da França.
<Resolução nº 01/2015/CGRAD, de 11 de março de 2015>

- Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica da Université de Mons (UMONS/Bélgica).
<Resolução nº 11/2015/CGRAD, de 12 de agosto de 2015>

  • Curso de Graduação em ENGENHARIA ELÉTRICA da UFSC em cooperação com o Curso de Graduação:

- Engenharia Elétrica do Institut National Polytechnique de Toulouse, (INP-ENSEEITH), da França.
<Resolução nº 26/2015/CGRAD, de 02 de dezembro de 2015>

Outros cursos de graduação podem também submeter suas propostas de convênio, separadamente. O Programa Internacional de Dupla Diplomação da UFSC é regulamentado pela Resolução Normativa nº 37/CUn/2013, e o processo passa pela aprovação do Colegiado de Curso, Conselho de Unidade, Câmara de Graduação, Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), e ainda recebe parecer da Procuradoria Federal/UFSC.