Abertos novos editais PIBID e PRP para seleção de professores e estudantes para bolsas CAPES de iniciação à docência e residência pedagógica
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) anuncia a publicação de editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os programas selecionam projetos institucionais voltados à formação de professores com bolsas para docentes, estudantes e profissionais recém-formados.
Os últimos editais lançados para PIBID e PRP foram em 2020. Mais informações sobre edições passadas estão disponíveis no site institucional do programa na UFSC.
Iniciação à Docência
Para o PIBID, a UFSC deverá inscrever um projeto institucional e poderá inscrever até 40 subprojetos. Trata-se de projetos institucionais de iniciação à docência nos cursos de licenciatura. Serão distribuídas, em todo o Brasil, 30.840 cotas de bolsas, a 250 Instituições de Ensino Superior.
O PIBID prevê subprojetos nas áreas de Arte, Biologia, Ciências, Ciências Agrárias, Educação Física, Ensino Religioso, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Alemã, Língua Francesa, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia ou, ainda, cursos de Pedagogia, Licenciatura Intercultural Indígena e Licenciatura em Educação do Campo.
>> Confira o edital completo do PIBID 2022<<
Residência Pedagógica
O outro edital aberto para receber inscrições de projetos é o PRP, que busca fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados pelas Instituições de Ensino Superior (IES), contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores
da educação básica nos cursos de licenciatura.
Os projetos institucionais selecionados devem ser implementados exclusivamente em escolas das redes públicas de educação básica, com um Regime de Colaboração formalizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a CAPES e cada IES selecionada, bem como pela adesão ao PRP pelas redes de ensino, mediante
habilitação das suas unidades escolares para participarem como escolas-campo do PRP.