Coordenadoria de Apoio Pedagógico – CAP

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem por meta garantir o acesso democrático, a qualidade do ensino e a permanência dos estudantes no ensino superior público e gratuito. Nesse sentido, a atual administração, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), criou a Coordenadoria de Apoio Pedagógico (CAP), com o propósito de promover ações de apoio pedagógico e de avaliação da graduação pelos discentes.

As atividades da CAP são oferecidas a todos os estudantes, a partir do seu ingresso, conforme seus interesses e necessidades. A CAP tem, entre seus objetivos:

  • desenvolver ações de apoio pedagógico que favoreçam a permanência e a qualidade dos processos de formação dos estudantes nos cursos de graduação da UFSC, proporcionando-lhes condições pedagógicas que atendam suas necessidades de aprendizagem;
  • proporcionar acompanhamento, em grupo e individualizado, aos estudantes que necessitem de apoio na aprendizagem dos conteúdos vinculados tanto às disciplinas teóricas como práticas, contribuindo para que obtenham um melhor desempenho acadêmico;
  • desenvolver ações de apoio pedagógico para estudantes com necessidades especiais e/ou outras necessidades específicas, para que possam desenvolver suas atividades acadêmicas com qualidade;
  • promover ações de acompanhamento e de orientação aos estudantes com relação ao seu percurso acadêmico, em especial no que se refere à permanência e/ou à reopção de curso de graduação;
  • reduzir os índices de reprovação e evasão nos diversos cursos de graduação, por meio de ações de ensino-aprendizagem, tendo como eixo o acompanhamento pedagógico de discentes e docentes (no caso destes, por meio de programas específicos de formação);
  • desenvolver, junto com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, ações específicas de acolhimento aos estudantes ingressantes, proporcionando-lhes espaços de formação sobre organização dos estudos e sobre os recursos disponíveis na Universidade, visando a um bom desenvolvimento do seu processo de formação;
  • proporcionar aos alunos, por meio da Avaliação da Graduação pelos Discentes, um espaço democrático para manifestarem sua avaliação sobre seus cursos, contribuindo para a melhoria da graduação na UFSC.

O Apoio Pedagógico e a Avaliação da Graduação pelos Discentes constituem uma ponte para a democratização da plena formação acadêmica e social dos estudantes na UFSC.