Estudantes e dirigentes reúnem-se para discutir o PIBID

13/11/2012 08:45

O Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos  da  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ficou repleto de participantes de nove instituições de ensino superior para o I Encontro Catarinense do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), realizado nos dias 29 e 30 de outubro de 2012. “O programa oferece oportunidade para que alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica, para a aproximação entre universidades e escolas e para a melhoria de qualidade da educação brasileira”, conforme ressaltou-se no evento.

A mesa de abertura foi composta pela reitora da UFSC, professora Roselane Neckel, pelo coordenador geral de Programas de Valorização do Magistério da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Hélder Eterno da Silveira, pelo diretor de Educação Superior da Secretaria de Estado da Educação, Gilberto Luiz Agnolin, pelo presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Osmar Matiola, pelo secretário executivo da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Darcy Laske, pelo coordenador geral da Comissão Organizadora do encontro, José André Angotti, e pela representante dos acadêmicos do PIBID, Maisa do Nascimento da Silva, bolsista do Subprojeto Licenciatura em Letras da UNISUL. Destaque para a participação dos secretários especiais, pró-reitores, diretores de centros de ensino, diretores administrativos e  docentes da UFSC.  

O encontro viabilizou a socialização de planos e ações, além da troca de experiências, apresentações culturais e de trabalhos. A expectativa é consolidar o Programa PIBID/CAPES em todo o território nacional. Os próximos encontros serão bianuais, o primeiro estadual e na sequência, nacional.